MÓDULO INFORMÁTICA
BÁSICA
1.
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste no relato dos
pratiques desenvolvidos e na síntese do CADERNO 7 – Informática básica, do
curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação – Pró-funcionário.
Para a realização deste trabalho,
contei com a ajuda da internet. No decorrer do estudo do caderno consegui
adquirir vários conhecimentos para o meu aprendizado, me auxiliando melhor na
utilização do computador.
2.
MEMORIAL
O estudo deste caderno foi de
início com os colegas Gledson e Eurides através de uma apostila que imprimimos
do caderno. A partir da segunda unidade foi através da Plataforma do
Pró-funcionário “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, onde tive muitas dificuldades:
primeiro pra receber a senha e o login de acesso da mesma. Junto com a colega
de curso Eurides, fizemos várias ligações para o CEFAPRO de Confresa, depois de
mais ou menos uns 10 dias, recebemos o e-mail com senha e login para acessarmos
a tal plataforma. No início foi bem difícil. Muitas dúvidas do que acessar e
onde postar as atividades dos pratiques. Mas por meio da coordenadora do curso
Patrícia e também do fórum social algumas dúvidas foram esclarecidas.
A partir dos estudos e atividades
deste caderno pude conhecer
melhor o computador que hoje faz
parte da nossa realidade e suas funções. É
uma tecnologia para nos auxiliar, tornado-se tão usual como o telefone celular.
Hoje
em dia é
necessário que todos se informatizem, pois tudo é feito através de Sistema de
Internet, Computador, Técnicas de Automação Comercial, etc. Isso é a
Globalização... Estamos na era da informação! Quem não consegue acessar a
internet é considerado um analfabeto digital.
A informática nos ajuda não só no trabalho, mas
também em casa. Podendo nos comunicar com outras pessoas por meio da internet.
Ao
concluir este trabalho notei que a Informática mostra-se cada vez mais útil
também exercício da cidadania.
Foi ótimo estudar esse caderno,
através dele estou aprendendo a manusear melhor o computador.
UNIDADE 1 - DESCOBERTAS E CRIAÇÕES
DO HOMEM E SUA RELAÇÃO COM A NATUREZA E O TRABALHO
Pratiques
Faça uma
pesquisa e escreva um texto sobre:
1-
Consequências positivas
e negativas de algumas das invenções do ser humano.
A maioria das invenções do ser humano trazem grandes benefícios às
pessoas, a ciência vem evoluindo a cada dia e ajudando na cura de muitas
doenças. As tecnologias da informação têm tido uma evolução expressiva. Tudo
está cada vez mais sofisticado. Um exemplo é a internet e os meios de
comunicação. Estes estão cada vez mais rápidos, além de nos trazerem conforto.
Podendo nos comunicar com pessoas do mundo inteiro através das redes sociais
gratuitamente.
Como
consequência negativa a internet vem trazendo um grande impacto na sociedade,
muitas vezes utilizada para discriminação, preconceito, prostituição,
pedofilia, roubo de senhas de banco, vírus de computadores, espionagem, etc.
Pessoas desconhecidas podem nos trazer perigo na nossa vida.
Outra
consequência negativa foi à criação das armas que são usadas para a violência.
Sendo construídas cada vez mais potentes e perigosas.
2-
As mudanças que a
tecnologia da informação vem trazendo para a sociedade mundial.
A tecnologia da informação com a
criação do computador e da Internet, vem transformando a sociedade mundial, gerando
consequências positivas e negativas. Provocando alterações no modo como a
sociedade vive, trabalha e se comunica.
A tecnologia possibilitou mudanças na
saúde, na educação, no trabalho e principalmente no lazer. O impacto é tão
forte nas mudanças tecnológicas, que muitos afirmam ser impossível viver sem internet.
As possibilidades são tantas com a
internet hoje em dia, que é possível acessarmos nossa conta bancária sem sair
de casa, fazer compras pelo computador e receber em casa com comodidade e
conforto, uma pessoa pode se comunicar com outra
do outro lado do mundo.
A todo
instante uma nova tecnologia é criada, tornando a vida de muita gente mais
prática e rápida, no mundo que não para de acontecer mudanças.
A tecnologia é um meio criado pelo
homem para agilizar suas atividades, usando toda a sua capacidade de
criação.
3-
Usos positivos e
negativos da Internet.
Nenhuma invenção foi capaz de revolucionar tanto,
como a internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações.
A Internet é um meio de interação entre
indivíduos, independente de suas localizações geográficas.
Usos positivos:
ü
Acesso fácil e rápido a notícias atualizadas;
ü
Facilidade na busca por informação;
ü
Maior diversidade nas relações
profissionais e pessoais;
ü
Facilidade de pesquisa;
ü
Compra e Venda a nível nacional e Internacional;
ü
Aglomeração dos outros meios midiáticos;
ü
Comunicação gatruíta com o mundo todo em tempo
real;
ü
Correio eletrônico internacional e nacional;
ü
Entretenimento online.
Usos negativos:
ü
Mensagens
e notícias falsas;
ü
Facilidades
e diversidades de informações pode facilitar o uso compulsivo que pode
contribuir à solidão;
ü
Uso
indevido de imagens e informações pessoais;
ü
Portas
abertas para crimes e abusos;
ü
Vírus destrutivos
e nocivos, Spam's;
ü
Roubo
de Informações e Crimes Virtuais;
ü
Hackers;
ü
Aumento do
sedentarismo;
ü
Insegurança
de informações;
ü
Redução
do contato humano real;
ü
Perca
de cultura escrita, verbal e sensorial;
ü
Pornografia
sem restrições.
A
internet facilitou a Globalização, diminuindo a distancia entre as
nações, deixando as pessoas mais próximas.
A
internet é pra quem sabe usar, ela oferece coisas boas e ruins, basta escolher
qual caminho seguir.
UNIDADE 2 - TECNOLOGIAS E MERCADO
DE TRABALHO
Pratiques
Pesquise e escreva um texto a respeito dos temas
abaixo e os transcreva para o seu memorial:
1-
Utilidades e importância do computador na
sociedade moderna.
O computador foi uma grande criação do homem para
transformar a vida das pessoas, e de lá para cá vem sofrendo muitas
transformações, tornando-se cada vez mais necessário.
Através da internet podemos dar
agilidade a muitas tarefas, como acessar informações imediatas, pagamentos de
contas, etc. Com ela estamos sempre atualizados e melhores preparados para enfrentar o mercado de trabalho.
Hoje em dia, uma empresa não é capaz de ser
comandada sem o computador. Essa máquina possibilitou que
exames médicos sejam feitos com maior
rapidez, trazendo resultados mais confiáveis.
No setor de Educação a Internet está
sendo bem utilizada para que as aulas não se limitem apenas ao ambiente formal
de aprendizagem, contribuindo para o conhecimento e melhor crescimento dos
alunos.
2-
A importância da informática na formação
profissional
A informática é de grande
importância, todo trabalho que você vai fazer hoje exige conhecimento da mesma.
Através dela nos comunicamos com o mundo todo.
A informática possibilita a comunicação
entre outros profissionais da mesma área, ajudando na criação de novas ideias e
na organização como um todo.
A informática hoje é a ferramenta mais importante para os profissionais, sem ela haveria um gasto maior de tempo e espaço. O acesso às informações necessárias e importantes seria mais demorado.
A informática hoje é a ferramenta mais importante para os profissionais, sem ela haveria um gasto maior de tempo e espaço. O acesso às informações necessárias e importantes seria mais demorado.
Hoje
em dia é
necessário que todos se informatizem, pois tudo é feito através de Sistema de
Internet, Computador, Técnicas de Automação Comercial, etc. Isso é a
Globalização... Estamos na era da informação! Quem não consegue acessar a
internet é considerado um analfabeto digital.
UNIDADE 3 - SISTEMA OPERACIONAL
WINDOWS XP
Pratiques
Vamos
praticar um pouco? Afinal, é fazendo que se aprende, não é mesmo?
1-
Como prática, abra a “Calculadora” que fica em
“Acessórios” e faça algumas operações matemáticas relativas as suas atividades
na sua escola.
Fiz alguns cálculos baseado na quantidade de
materiais de limpeza utilizados para a limpeza da escola por mês e no decorrer
do ano.
2-
Depois, abra outras opções de “Acessórios” e
explore sua utilidade e funções, sempre visando sua atividade laboral.
Nunca
tinha aberto a pasta de acessórios, não sabia da utilidade dos acessórios, do
bloco de notas que é um editor de texto e principalmente do Prompt de comando
que também serve para limpar os vírus de pasta do computador e pen-drives.
Vá até a secretaria de sua escola e
veja qual é o ícone usado para o cadastro dos alunos no censo escolar do Mec.
Comente
com a ou o Gestor da secretaria sua descoberta.
Segundo o secretário
da minha escola e colega de curso Valdon Santos, eles fazem o cadastro dos
alunos no GED (Gestão Educacional).
1)
Mude o papel de parede
do computador que você está usando.
Mudei o papel de parede, coloquei uma foto dos meus
filhos.
2)
Crie uma pasta com seu
nome e nela coloque o material de estudo deste curso.
Já faz um tempo que venho utilizando o
computador, nunca tinha tido um estudo aprofundado para utilizar o mesmo.
Mas já conseguia mudar o papel de parede e também criar pastas, inclusive já tenho
uma pasta só dos trabalhos do pró-funcionário.
UNIDADE 4 - EDITOR DE TEXTO WORD XP
Pratiques
Ao longo de nossa conversa, estou
sempre pedindo que salve alguma coisa em seu memorial, então agora você criará
uma pasta na área de trabalho de seu computador (caso não adquiriu ainda, em um
que tenha acesso) e salve os arquivos nela a partir de agora. Não só os
pratiques deste Módulo, mas dos outros também, afinal ele é apenas parte do
todo: Pro funcionários.
1)
Digite numa página em
branco do Word um relato sobre as atividades desenvolvidas durante a semana por
você.
Minhas atividades desenvolvidas na escola durante a semana:
Segunda – feira: Faço a limpeza das
carteiras, lavo e encero as salas de aula que são resignadas a mim para assear.
Limpo os computadores, retiro o pó lavo e encero a secretaria. Rastelo o pátio,
lavo o barracão e higienizo os dois banheiros. Ao encerrar a aula varro todas
as salas, asseio os banheiros novamente, recolho o lixo e guardo os materiais
utilizados por mim nessas tarefas.
De terça a sexta-feira: Limpo os computadores, faço a limpeza e encero a secretaria e
a sala dos professores, lavo os tapetes das mesmas, limpo todas as carteiras
das salas de aula. Higienizo os banheiros, rastelo o pátio, ajudo a organizar a
fila e a servir os alunos na hora do lanche. Depois do recreio faço a
higienização novamente dos banheiros e o barracão. Ao término da aula varro as
salas de aula, asseio os banheiros, recolho o lixo e guardo os materiais de
trabalho.
2)
Depois de redigido o
texto, execute os passos abaixo para fazer a verificação ortográfica e
gramatical:
2.1. Posicione o cursor no início do texto.
2.2. Selecione o menu Ferramentas ou clique no
botão Ortografia e Gramática.
2.3. Selecione a opção Ortografia e Gramática (se
estiver executando pelo menu) ou F7 (se estiver executando pelo teclado).
2.4. Conforme as informações dadas anteriormente,
execute a correção ortográfica do texto inteiro.
3)
Ao final, salve o
documento.
1)
Utilizando os
conhecimentos aprendidos nesta unidade e com as informações do Módulo de
Produção Textual, redija parte de uma ata do Conselho Escolar de onde você
trabalha.
Ata da eleição e posse de CDCE
Ata
de eleição e posse do CDCE (Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar) da
Escola Estadual “Roberval Costa Reis”, situada na Projeto de Assentamento (P.A)
“Porto Velho”, Rodovia MT-431, Km-43 da sede do município de Santa Terezinha,
Estado de Mato Grosso, CEP: 78.650.000, aos oito dias do mês Novembro de dois
mil e treze às 15h30min. Horário
de Brasília reúnem-se na sala 04 da E.E. Roberval Costa Reis, com base nos princípios
da Gestão Democrática contidos na Constituição da Republica Federativa do
Brasil de 1988, na lei Federal n°. 9.394/1996-LDB, na lei n°49/1998, na lei
Complementar n°. 50/1998, na lei Estadual n° 6.094/2007 e finalmente na
portaria 400/2013/GS/SEDUC/MT, reuniram-se os membros do CDCE abaixo
relacionados. O diretor Cosme Ribeiro dos Santos brasileiro, casado, portador
do RG: 1050188-6 SSP/MT CPF: 581.979.151-72 residente no P.A “Porto
Velho”, Colônia Santa Terezinha - MT iniciou agradecendo a presença de todos e
lembrando que muitas coisas não aconteceram dentro do prazo devidos à falta de
estrutura e devido a escola ser do Campo e temos que trabalhar dentro dos
prazos determinados como se fosse escola urbana explicou para os presentes como
funciona a parte burocrática do conselho, apresentou o assessor Pedagógico o
senhor, Joaquim Alves de Sousa, casado,
portador do RG: 1034978-2 SJ/MT CPF: 567269021-15, residente no rua 26 nº 152,
centro de Santa Terezinha - MT e agradeceu pelo apoio e disponibilizado desde
que assumiu Assessoria Pedagógica e ressalta que para dois mil e catorze as
pretensões seja colocada em pratica de acordo com as normas permitidas pela
SEDUC, em seguida o Assessor Pedagógico que inicia dizendo que é um momento
único e que este momento não é do Assessor e nem do Diretor e sim de todos os
eleitos para fazer parte do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar que ora
denomine CDCE e parabenizando a todos que se propuseram fazer parte deste conselho
que tem uma função muito importante e lembrou os pais que mesmos não estando
dentro da escola diariamente tem um papel importante, ressaltou que este
conselho da Escola Estadual Roberval Costa Reis é novo e que por este motivo
será ofertado uma capacitação para todos os membros com o intuito de melhorar o
desempenho de todos os envolvidos no processo e disse que se a escola vai bem,
é porque o conselho está atuando bem, e se vai mal porque teve alguns que não
desenvolveram suas atribuições conforme o esperado e lembrou que todos os
recursos que entram na escola é em nome do conselho, lembrando que é muito
importante que todos os conselheiros saibam como são executados os recursos que
são destinados á escola; em seguida o diretor relata que as atividades serão descentralizadas uma vez que cada profissional
ficará em sua função, lembrando que a escola se encontra em dias com suas
prestações de conta; e em seguida iniciou a eleição e posse dos membros do CDCE para atuação biênio de
2014/2015.
2)
Crie uma pasta.
3)
Salve a ata dentro da pasta.
Fiz todo o procedimento.
UNIDADE 5 - INTERNET EXPLORER
Pratiques
1)
Faça
seu cadastro em um site de e-mail gratuito, crie seu endereço eletrônico e
troque mensagens com seus amigos.
Já tenho endereço eletrônico no Hotmail
e no Gmail do Google.
2) Envie para seu colega de curso, por e-mail,
a ata do Conselho Escolar que você redigiu na unidade anterior.
Enviei um e-mail para a colega Eurides
com parte da ata da primeira reunião do conselho escolar do biênio 2014/2015.
Como exercício
geral desta unidade, faça as seguintes tarefas:
1)
Pesquise sites na
Internet e faça uma lista com alguns que você mais gostou.
Digite um texto
no Word com a lista dos sites escolhidos, dizendo sobre o que é o site e por
que você gostou do seu conteúdo.
http://www.iomat.mt.gov.br - Este é o site onde podem ser visualizadas todas as
publicações que saem no diário oficial de Mato Grosso. Posso averiguar tudo o
que consta sobre minha vida profissional neste site.
www.gshow.globo.com
- É um portal de entretenimento, onde reúne as páginas de novelas, séries,
programas de variedades, reality shows, além de clipes, dicas de culinária,
moda, beleza e decoração. Gostei porque posso ver todo o conteúdo da TV Globo.
http://www.youtube.com
- Este é
um site que permite seus usuários publiquem e compartilhem vídeos no formato digital, no qual posso
baixar vários vídeos.
http://www.google.com
- É um site de busca, de
uma empresa multinacional de serviços online. Nele posso fazer pesquisas, tirar
muitas dúvidas e achar o que procuro com mais rapidez.
http://www.trabalhosfeitos.com - Este site é a maior ferramenta
de aprendizado do mundo. Nele posso encontrar modelos de trabalhos,
monografias, TCC e posso compartilhar meus próprios trabalhos.
http://www.cursosonlinesp.com.br - Este é um site de cursos on-line.
Gostei porque posso estudar pela internet, sem sair de casa.
http://www.educamaisbrasil.com.br - Este é um site que
oferece bolsas para o ensino básico, graduação e pós-graduação em todo o
Brasil. Nele pude fazer a minha inscrição para fazer faculdade de Educação
Física com desconto de 30% na mensalidade.
http://www.censo.ibge.gov.br - É o site onde
aparece o senso demográfico, que é a pesquisa realizada pelo IBGE a cada dez
anos. Através dele encontramos as estatísticas de toda população brasileira.
2)
Salve o texto e envie
para mim por e-mail.
UNIDADE 6 - LINUX
Pratiques
1)
Informe-se se a sua
escola utiliza o navegador Linux, caso contrário, busque alguma instituição que
o utiliza e pergunte:
•
Qual a razão de decidirem trabalhar
com Linux?
A minha escola
utiliza este navegador em alguns computadores do laboratório. Trabalham com o
Linux Educacional, pelo fato de ser educativo para os alunos, o qual tem vários
jogos interativos e educativos.
• Há vantagem e desvantagens percebidas por
quem opera esse navegador, quando o compara com o navegador Internet Explorer?
Quais são?
Registre suas anotações em seu memorial.
VANTAGENS:
Ø
Baixo custo, pois é baseado em software livre. São cobrados apenas os
serviços adicionais.
Ø
São mais
vulneráveis aos vírus.
Ø
Há uma
grande a lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos
ao Linux. De problemas básicos (como dificuldade para executar um tipo de
arquivo) a dúvidas mais complexas.
DESVANTAGENS:
DESVANTAGENS:
Ø
Incompatibilidade com equipamentos. Muitos softwares
que permitem o funcionamento de certos equipamentos (como o da impressora HP )são
feitos exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles com
o Linux.
Ø
Não abre todos os tipos de programas.
Ø
Não faz download de qualquer tipo de arquivo da
internet.
UNIDADE 7 - BROFFICE 3 WRITER
Pratiques
1-
O Writer é mais difícil de utilizar do que o
Word?
Os dois são bons, o
mais utilizado é sim o Word. Mas são iguais no desempenho.
2-
Qual dos dois programas
é melhor?
Agora que comecei a usar o Writer, mas ao
se comparar com o Word os dois tem a mesma função, com características
diferentes.
UNIDADE 8 - NAVEGADOR MOZILLA
FIREFOX
Pratiques
Assim
como no Internet Explorer, faça uma pesquisa sobre Índice de Desenvolvimento
Humano - IDH de sua cidade usando esse Navegador e faça uma comparação entre os
dois, escolhendo o que melhor lhe convier para uso cotidiano.
De acordo com a pesquisa que
fiz no IBGE de 2010, o índice municipal está médio. De 0,000 até 1,000 está em
0,609.
Índice de Longevidade=
0,761 - alto;
Índice de Renda= 0,596 –
baixo;
Índice de Educação= 0,498 –
muito baixo.
Ao comparar os dois navegadores, achei
o Mozilla Firefox mais rápido. Para o meu uso é o que melhor me convém. O
Internet Explorer a maioria das vezes trava.
UNIDADE 9 - DICIONÁRIO POR
ASSOCIAÇÃO DE INGLÊS PARA PORTUGUÊS
Pratiques
Como
atividade dessa unidade, você deverá verificar no Regimento de sua escola ou na
Proposta Pedagógica, se existem algumas das palavras que disponibilizamos ou
outras que você conhece, e discuta com seus colegas possíveis formas de
substituí-las por palavras do português.
Ao analisar o Regimento da minha escola notei que não há nenhuma palavra
em inglês na sua composição.
3.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Ao concluir as atividades deste caderno pude retratar o quanto a internet
já está presente na vida da humanidade em geral. Com muitos benefícios como
sites de relacionamento, onde podemos nos comunicar com pessoas do outro lado
do mundo. Mas também há muitos malefícios que podem trazer danos a qualquer
pessoa, como o uso indevido de imagens e informações
pessoais.
Pude refletir
sobre o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho e a importância da
informática na formação do trabalhador da era da tecnologia da informação.
Aprendi as noções
básicas do Windows 7 e do Linux.
A Informática
mostra-se cada vez mais útil na nossa vida e também no exercício da cidadania.
4.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Brasil.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
Informática
Básica/João Kerginaldo Firmino do Nascimento, 4.ed. atualizada e revisada –
Cuiabá : Universidade Federal de Mato Grosso/Rede e-Tec Brasil, 2012.
Ata do CDCE da Escola Estadual
Roberval Costa Reis.
Regimento interno da Escola
Estadual Roberval Costa Reis.
5. SITES
VISITADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário