CADERNO 3
HOMEM, PENSAMENTO E CULTURA: ABORDAGEM FILOSÓFICA E ANTROPOLÓGICA
1.
INTRODUÇÃO
“A educação, mas que processo, é projeto”.
Carlos Roberto Jamil Cury
Este trabalho consiste no relato dos
pratiques desenvolvidos e na síntese do CADERNO 3 – Homem, pensamento e cultura:
abordagem filosófica e antropológica, do curso Técnico de Formação para os
Funcionários da Educação – Pró-funcionário.
Para a realização do mesmo, contei com
a ajuda de alguns alunos e profissionais da educação de minha escola e também
de alguns colegas de grupo. No decorrer do estudo do caderno consegui adquirir
vários conhecimentos para o meu aprendizado.
UNIDADE 1- DEVIR
HUMANO
Reflexão
Nesta unidade compreendi que o devenir
é o mesmo que devir: é a transformação, a mudança, é o tornar-se diferente do
que já foi ou que se é.
A humanidade muda constantemente de
acordo como são criadas e inventadas novas condições de existência e de vida.
Compreendi ainda que cultura é as transformações realizadas por homens e
mulheres. Que ao adquiri-la ou produzi-la fazem, chamam e sentem-se humanos.
A unidade também falou do etnocentrismo e da diversidade cultural. A
partir disso pude compreender que existem várias culturas, embora às vezes
parecidas, são diferentes umas das outras.
A escola é o espaço da diversidade reunindo homens e mulheres, crianças
e adultos, negros e brancos, alunos, professores e funcionários, todos com o
papel de valorizar e respeitar a cultura com e pelas quais diferentes pessoas e
grupos sociais se fazem, chamam-se e sentem-se humanos.
As culturas se transformam de
acordo com as inovações que se produzem no devir cultural. Para que
aconteçam essas transformações as pessoas devem ter participação nas práticas sociais.
A escola mesmo sendo uma instituição de
ensino, é também um espaço onde homens e mulheres podem construir, desconstruir
e reconstruir a cultura.
Pratiques
Você concorda com o que eu disse acima?
Se os comportamentos e práticas sociais são plurais, isto é, se existem modos diferentes
de organizar e de viver a vida social, podemos dizer que existem diferentes
culturas ou apenas uma na qual as pessoas se diferenciam? Se existem diferentes
culturas, como se relacionam?
Escreva uma carta ou um e-mail a alguém
de quem gosta expressando sua opinião sobre esse problema. Conte o que você pensa
sobre a questão e pergunte qual é a opinião dela.
Esta atividade é a primeira para que
você possa construir uma noção de cultura e suas relações com a educação e a escola
no devir humano. Ao realizá-la, espero que você reflita sobre o problema
colocado, com base nos conteúdos estudados até aqui. Para isso, sugiro que, na
carta ou no e-mail, você exponha o problema ao seu interlocutor de modo que ele
possa entendê-lo bem e dar uma resposta. Para fazer a exposição do problema, é importante
que você diga como compreendeu o conceito de cultura e a relação entre cultura
e devir humano. Exposto o problema, o último passo é construir argumentos que
embasam sua posição sobre o mesmo, isto é, se existem diferentes culturas ou
não, se elas podem ou não podem conviver ou se existe uma cultura universal que
dá conta da diversidade, por exemplo. Se entender que os conteúdos da
disciplina são insuficientes para construir uma posição inicial sobre o
problema, procure consultar outras fontes indicadas no “saiba mais”, ao final
da unidade, nas referências, ao final do caderno, ou em outras que tenha
conhecimento. Importante é que você compreenda bem o problema das relações
entre culturas diferentes e tenha elementos para se posicionar diante dele.
Concordo; Existem várias culturas que se diferenciam
na construção da humanidade.
As diferentes culturas se relacionam
convivendo umas com as outras, entrando em conflitos e se diferenciando,
lidando com a diversidade sem fazer com que sua cultura seja colocada sobre as
demais.
Enviei um e-mail para a professora
Lílian, ela concorda basicamente com o que eu disse acima e relata que a
cultura pode ter um significado bem amplo, onde as pessoas fazem, sentem-se e
são humanos.
Você já pensou sobre isso? Sobre sua
postura em relação àqueles que têm um jeito de viver diferente do seu? Como você
se relaciona com os adolescentes ou com as crianças da escola em que trabalha?
Você já tentou se colocar no lugar deles para entender como pensam e veem o
mundo? Procure fazer isso observando suas práticas e conversando com eles sobre
a escola.
Esta atividade deve ajudá-lo a perceber
que o modo como você pensa e vive não são únicos e que você pode aprender com
os outros. Por outro lado, a atividade é um exercício de observação e de
descrição, para que você experimente construir uma ideia sobre a realidade
metodicamente, isto é, considerando-a a partir dela, mas não a partir do seu
pensamento prévio. O resultado da atividade deve ser um relatório da conversa e
das observações com alunos da escola, seguido de uma reflexão comparativa entre
o que os alunos pensam sobre a escola e o que você mesmo pensa. O relatório
pode ser feito diretamente no memorial ou deve ser anexado a ele.
Cada um tem seu jeito de viver, sua
forma de pensar e de ver o mundo. Aceito as diferenças de todos sem
preconceito.
Tenho um bom relacionamento com os
alunos e também com os colegas de trabalho, trato todos bem, como gostaria que
eu fosse tratado.
Já sim, às vezes fico observando o
comportamento deles na escola e me lembro da época que eu estudava e tinha a
idade deles.
Eles acham que a escola é um lugar de
diversão, onde podem estudar, mas também podem se divertir.
Penso que a escola é um lugar de
interação, onde as pessoas podem descobrir coisas diferentes umas com as
outras, é um espaço de socialização.
Você deve estar pensando que, sendo a
educação uma forma de transmissão cultural entre os indivíduos, então a cultura
não se transforma. Será? Qual é o seu testemunho sobre isso? E o de seus
colegas de trabalho? O seu modo de pensar e de viver é o mesmo dos seus pais,
por exemplo? Pense na sua história de vida e procure saber da história de mais
um ou dois colegas. Lembre-se de que escrever tudo é muito importante. Com esta
atividade você poderá refletir sobre um dos aspectos pelos quais a cultura é
preservada e transformada por homens e mulheres, quando é transmitida de
geração para geração. Ao mesmo tempo, a atividade é um exercício de interpretação
da realidade contextual a partir da memória pessoal.
Um tipo de investigação que pode ser
usado com outros sujeitos em uma pesquisa antropológica. O resultado da
atividade deve ser uma dissertação narrativa na qual você deve contar como se
posicionou diante dos seus pais ou pessoas mais velhas relativamente a algum evento
polêmico, para que lhe fique explícito de que modo a cultura pode se
transformar ou ser preservada, o que deve ajudá-lo a refletir sobre o que acontece
na escola na relação entre adultos, adolescentes e crianças.
As culturas se transformam
conforme o contato entre elas e de acordo com as inovações que se produzem no devir cultural. Transformam-se e se preservam de acordo como
são ensinadas pelas gerações mais velhas às mais novas. Para que
aconteçam essas transformações as pessoas devem ter participação nas práticas sociais.
Na época que minha mãe era adolescente,
os meus “avôs” só a deixava ir a uma festa se ela fosse acompanhada pelos
irmãos mais velhos ou de uma pessoa adulta responsável. Já na minha época,
quando eu não ia à festa com ela eu ia com minhas amigas da mesma idade que a
minha. Assim a cultura foi transformada.
Mas a cultura se preservou quando a
minha mãe me ensinou os valores da igreja me incentivando a frequentar a mesma,
assim como ela frequenta.
Considerando o que você investigou até
aqui, sobre o devir humano e suas relações com a cultura, com a educação e com a
escola, procure descrever suas atividades na escola, para refletir sobre o
conceito de humano que as orientam.
Com essa atividade espero que você possa
demonstrar que compreendeu o conceito de “devir humano”, isto é, de que homens
e mulheres se tornam humanos pelas relações que estabelecem com outros homens e
mulheres no contexto cultural e que a escola, como instituição social, busca
educar homens e mulheres na humanidade. Assim, aqui você fará o exercício de
descrever suas práticas de trabalho na escola, para refletir sobre o conceito
de humanidade que as orienta: que tipo de pessoas eu ajudo a educar fazendo o
que faço? O resultado da atividade deve ser uma dissertação em que você
descreve as principais atividades que realiza na escola, seguido de reflexão
crítica sobre o conceito de humano implícito nelas.
Ao limpar o pátio, estou educando os
alunos a não jogar lixo no chão, por mais que o vento sopre folhas, jamais
devemos jogar o lixo no chão, este tem que permanecer limpo.
Ao lavar os banheiros, ensino os alunos a dar descarga e lavar as mãos após
usar o sanitário.
Também fazemos parte do processo
educativo. Somos importantes na vida do aluno, apesar de não termos muita
consciência desse papel. Eles estão sempre nos solicitando, e ficam felizes
quando são bem atendidos. É importante estarmos sempre prontos a servi-los e
ajudá-los, dando sempre bons exemplos e estimulando-os a sonharem e acreditarem
que são capazes de ter um futuro promissor.
UNIDADE 2– DEVIR HUMANO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO
Reflexão
Nesta
unidade pude compreender a importância da linguagem, para o devir humano e para
homens e mulheres se relacionarem, possibilitando contato uns com os outros, na
educação geral e na educação escolar.
Com a
linguagem podemos dar significado às coisas e aos acontecimentos, expressar
sentimentos, pensamentos e emoções. Também podemos entender e nos desentender. A
linguagem é um sistema simbólico, criado culturalmente.
É na linguagem que as pessoas constroem
os preconceitos.
Para que haja comunicação é preciso
compartilhar e saber usar uma linguagem. Se esta não é clara para o receptor, este
tem de dialogar com o emissor para que possa entender o que ele queria dizer. Se
fazendo então, interlocutores.
A escola é uma instituição que educa,
onde se faz um espaço de participação, interlocução, compartilhamento, disputa
e negociação de significados que provocam transformações na vida de cada um dos
que a frequentam.
A partir da linguagem, as pessoas
tornam-se humanos se educando e sendo educados.
Pratiques
Na escola em que você trabalha existem
alunos com necessidades educativas especiais? Veja se consegue identificar suas
necessidades e, depois, procure observar como elas se comunicam com as outras
crianças e com os professores, para ver que tipo linguagem usam, conforme a
necessidade. Procure perceber como as diferenças, quando se relacionam,
promovem a igualdade de direitos entre elas.
Com essa atividade é importante que você
possa compreender que existem diferentes linguagens e que, na escola, onde
existem pessoas diferentes, é preciso que todos possam se comunicar, com
linguagens adequadas, na educação da humanidade. Além disso, a atividade é um exercício
de observação sobre o comportamento de grupos específicos na escola, o que pode
ajudá-lo em outros momentos, e de reflexão sobre as diferenças e a igualdade na
escola. Como resultado, você deve descrever as diferentes necessidades
especiais dos alunos que frequentam a escola e indicar como cada uma delas se
comunica com os outros, dizendo que tipo de linguagem usa. Não deixe de
consultar pessoas, livros ou outras fontes que possam ajudá-lo na descrição.
Há uma aluna chamada Michele, que estuda na 4ª série, ela é portadora de
necessidades especiais e tem dificuldades em acompanhar os demais colegas.
Ela é
muito tímida e dificilmente se comunica, é observadora e retraída.
A
linguagem que ela usa é mesmo a oral, mesmo dificilmente ela conversa com os
alunos e também com os professores.
Você
compreendeu o conceito de simbolização e como construímos um mundo simbólico?
Então, faça isso: observe o recreio. Depois, procure conversar com alguém (um
colega de trabalho, talvez) tentando dizer em palavras ou desenhos o que você
observou e o que entendeu que acontece lá. Preste atenção se seu colega
concorda com você. Preste atenção, sobretudo, em como você pode ficar sabendo
se o seu colega concorda ou não com você. Qual o papel da linguagem e da
simbolização nessa relação entre vocês?
Com esta atividade espero que você
consiga compreender com maior nitidez a relação entre o que acontece e o que se
diz, na construção da realidade. Com a atividade, você poderá fazer mais uma
experiência de observação e descrição, agora enriquecida pelo diálogo com outro
observador.
O resultado desta atividade deve ser o
registro por escrito ou em outra linguagem, das conclusões do estudante sobre
suas observações e diálogo com o colega, de modo a que fique explícita a
compreensão da simbolização como expressão da percepção e como representação de
um acontecimento, isto é, de modo que fique claro que o que se diz não é o
mesmo que acontece.
Sim compreendi.
Na
hora do recreio as crianças se soltam e criam diversas brincadeiras, como:
pega-pega, pular corda, elástico, amarelinha, etc. É nessa hora que eles
interagem com outros colegas, aproveitam também para conversar e contar as
novidades.
Conversei
com a colega Eurides que concorda com o que eu disse e ainda diz que o recreio
é a forma mais atrativa que os alunos encontram para gastar as energias.
A
linguagem usada no nosso diálogo foi através de gestos e de palavras. Ela teve
um papel fundamental ajudando a descrever como é o recreio dos alunos.
Entreviste alguns professores e
funcionários da escola em que você trabalha (pode ser uns 7) e pergunte: o que
significam minhas atividades na escola para educação dos alunos? Anote as respostas.
Depois, compare-as entre elas e com o significado que você mesmo dá a suas
atividades de trabalho. Por fim, com base na comparação, tente responder às
seguintes perguntas: 1) os significados são os mesmos para todos que você
entrevistou? 2) nas respostas há alguma coisa diferente sobre suas atividades
que você ainda não tinha se dado conta, no que diz respeito ao seu caráter
educativo? 3) você entende que, a partir do que ficou sabendo dos seus colegas
de escola, suas atividades podem ter um significado diferente do que você dava
a elas? O resultado desta atividade deverá ser um relatório descrevendo e
comparando as respostas de pelo menos 7 pessoas (entre professores e colegas) que
trabalham na escola sobre o significado do seu trabalho para a educação dos
alunos, seguido de uma reflexão crítica sobre as respostas obtidas, com vistas
a construir um novo significado, se for o caso.
Professor Roberto
Pinheiro de Jesus: Significam um exemplo educativo na atividade que exerce
em forma de respeito pela atuação direta com os alunos, de maneira afetiva,
mostrando a todos como se comportar em um espaço com grande aglomerado de
pessoas mantendo limpo e com boa qualidade respeitando a todos com seus
direitos e deveres.
Merendeira Luzirene Araújo:
Significa muito, pois passa para eles o quanto você contribui com o ambiente
limpo e agradável para ajudar a melhorar o lugar onde eles estudam.
Merendeira
Eurides de Almeida Dorta Noleto:
O trabalho de apoio na limpeza é muito importante no ambiente escolar. Por
isso, as zeladoras precisam da contribuição dos alunos e demais funcionários
para que o espaço escolar fique sempre limpo e agradável.
Professora
Eliete Aguiar Alves: Significa que se
o ambiente está bem, o aluno se sentirá bem e aprenderá mais se relacionando
bem com todos.
Professor Denilton Cruz Ferreira: Todas as pessoas
que trabalham em uma instituição escolar, não importa a posição que ocupa, é um
educador, serve de exemplo e respeito para o educando.
Professora Darilene Dias Cruz Ferreira:
A função de
técnico em infra-estrutura significa para a educação dos alunos a
sensibilização de como manter o ambiente agradável, pois higienizar não basta
só limpar constantemente e sim manter o ambiente limpo.
Professora Carmita Pereira de Oliveira:
Significa tudo porque sem a limpeza não podemos trabalhar e os alunos não se
sentem bem, pois limpeza é alegria, conforto, bem estar e aconchego. Sua
atividade é a principal na escola, sem ela os alunos não se sentem bem.
Professora
Vívian Dias Pereira: A importância
do facilitar a transmissão do ensino
aprendizagem entre educando e educador.
Comparando
as respostas dos entrevistados com o significado que dou sobre as atividades
que realizo na escola, percebo que meu trabalho apesar de não ser valorizado
pela sociedade os demais colegas o valoriza. Sendo que o trabalho que faço é muito
importante e necessário para a escola. Com meu trabalho também estou educando e
contribuindo para a educação de muitas crianças.
UNIDADE 3 – DEVIR HUMANO, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Reflexão
Esta unidade aborda o trabalho, que é uma prática cultural onde homens e
mulheres transformam as forças materiais em simbólicas do mundo.
A origem da palavra trabalho tem a ver
com sacrifício, dor e sofrimento. Antigamente ele era símbolo de exclusão
social: uns trabalhavam para a sobrevivência de todos. A partir do Renascimento
e com a modernidade, o trabalho ganhou outro significado e outro valor, sendo considerado
uma força de criação como meio de intervenção humana para modificar a natureza.
E não mais como sofrimento e castigo.
Com
a modernidade, o trabalho passou a ser valorizado como prática cultural pela
qual o homem deixa de se sentir submetido às forças da natureza, passando a ter
liberdade fazendo sua própria história pelo trabalho.
Homens e mulheres mudaram suas
condições de trabalho, desenvolvendo instrumentos e formas de trabalhar e
produzir as condições de sobrevivência e de uma vida melhor.
A criação e produção dos equipamentos
acontecem graças à técnica e à tecnologia de homens e mulheres que aprenderam a
produzir e a usar o conhecimento, produzindo assim os equipamentos, outros
equipamentos e novos equipamentos.
Existe uma divisão do trabalho: o manual e o intelectual. Essa divisão
favorece a hierarquização na sociedade, levando a crer que o trabalho manual é
desvalorizado, ficando para as pessoas que sabem menos e o trabalho intelectual
é valorizado feito por quem sabe mais. Assim, manda quem sabe mais e obedece
quem sabe menos.
Com a
Revolução Industrial, o passa a ser uma função social e o trabalhador já não
trabalha mais, passa simplesmente a cumprir uma função que ele desconhece, não
tem consciência do seu fim. Essa consciência é chamada de alienação.
Pratiques
Liste e descreva cada um dos tipos de
trabalho realizados na escola, procurando ver se há alguma hierarquia entre
eles e com base em que essa hierarquia é estabelecida. Atente às diferenças
entre trabalho manual e trabalho intelectual caso perceba relações
hierárquicas.
Com esta atividade espero que você
consiga identificar a diferença entre as atividades realizadas na escola e como
são as relações entre elas. O resultado da atividade deverá ser a elaboração de
uma lista completa dos trabalhos realizados na escola (aulas, merenda,
secretaria, direção etc.), com a descrição de cada um, para que você possa
concluir acerca das relações hierárquicas e das bases pelas quais a hierarquia
se sustenta. Esteja atento, especialmente, à diferenciação e relações entre trabalho
manual e trabalho intelectual na escola.
Diretor: gestão escolar
Coordenadores: trata da parte pedagógica escolar
Professores: cuida do aprendizado dos alunos
Técnicos Administrativos: atualiza a vida escolar
dos alunos e funcionários
Merendeiras: Prepara a alimentação dos alunos
Vigias: cuida da segurança do patrimônio escolar
Faxineiras: cuida da limpeza do ambiente escolar
Motoristas: transporta os alunos para a escola
A
hierarquia existe com base na formação de cada um.
Convide alguns alunos para passar meia
hora junto com você no seu espaço de trabalho (na cozinha, no pátio, no
banheiro, na secretaria) e procure explicar a eles o que você faz, por que e
para que está fazendo. Diga a eles, também, qual a relação e a importância do
seu trabalho na educação deles. E, é claro, deixe-os perguntar e dizer o que
pensam também. Depois, relate a experiência por escrito, compare-a com os
resultados do último Pratique da unidade 2, sobre o significado do seu
trabalho, para professores e funcionários da escola.
Com esta atividade gostaria que você
pudesse aproveitar os resultados do último Pratique da unidade 2, para construir,
junto com os alunos, um sentido educativo para o seu trabalho na escola. A ideia
é que, depois de ter conversado com professores, funcionários e alunos, você
possa tomar consciência de como o trabalho é significado na comunidade escolar
e qual o sentido dele na construção da humanidade de homens e mulheres. É um
exercício de narração, de observação, de descrição e diálogo, que deve ter como
resultado uma dissertação, na qual você deve contar a conversa com os alunos, seguida
de uma comparação com o significado educativo do seu trabalho construído na
unidade 2, para ver se houve alguma evolução que possa orientar transformações
práticas na sua rotina.
Levei alguns alunos para o pátio da
escola e disse a eles a importância do meu trabalho na educação deles, tentando
transmitir ao conhecimento deles a importância de manter o ambiente escolar
limpo fazendo com que entendam que para ter um ambiente limpo e organizado é
necessário que todos se preocupem em mantê-lo assim.
Explicando a eles que nós funcionários também fazemos parte do processo educativo. Somos importantes na vida do aluno, apesar de não termos muita consciência desse papel.
Explicando a eles que nós funcionários também fazemos parte do processo educativo. Somos importantes na vida do aluno, apesar de não termos muita consciência desse papel.
Eles falaram que ficam felizes quando nos
solicitam e são bem atendidos.
É importante estarmos sempre prontos a
servi-los e ajudá-los, dando sempre bons exemplos e os estimulando a sonharem e
acreditarem que são capazes de ter um futuro promissor.
Foi uma experiência muito favorável,
onde descobri que meu trabalho também é importante para a vida escolar dos
alunos.
UNIDADE 4 – DEVIR HUMANO, VALORES E EDUCAÇÃO
Reflexão
Esta unidade afirma que o elemento
central do devir humano, a educação, de uns tempos para cá vem sido valorizada
como mercadoria.
Aprendemos sobre o conceito de valores.
Através deles fazemos escolhas, tomamos decisões, decidimos as preferências.
Os valores são resultados daquilo que dizemos
de outras pessoas conforme a nossa relação com elas, aceitando ou
rejeitando-as, mas nunca ficando indiferentes.
Com eles expressamos os valores
estéticos, morais e políticos.
Nas relações sociais, homens e mulheres
são educados ao se relacionarem com outros homens e mulheres.
A valoração ética é a valoração da
moral, que vem do comportamento considerado correto para a vida social. As
pessoas se tornam morais ou éticos na educação. A atitude ética é muito
importante na educação, no devir humano.
A unidade ainda nos faz um alerta, para
que não confundamos Governo e Estado. O primeiro é um grupo de pessoas que
ocupa o comando do Estado com um programa de políticas públicas para a
construção da cidadania. O segundo é um conjunto de instituições.
O Estado, o poder e os direitos são elementos
do devir humano.
O Estado é público. E a educação
escolar é um direito de todos os cidadãos.
Pratiques
Você sabe o que é política de educação
inclusiva? Procure se informar na sua escola com os diretores, colegas e
professores. Depois procure saber, observando as práticas educativas, como e em
que condições essas políticas acontecem na escola. E não se esqueça de anotar
suas observações e reflexões, considerando a sua participação nessas práticas.
Nesta atividade será importante que você
possa tomar pé do que é política de educação inclusiva. Para isso, converse com
os colegas da escola e pesquise em outras fontes. Tão importante quanto saber o
que é a educação inclusiva é saber se na escola em que trabalha existe uma política
de educação inclusiva e quais são os valores (estéticos, éticos, políticos) que
a orientam. É um exercício de entrevista, observação e descrição da realidade
escolar quanto a este tema específico.
A educação inclusiva é um
processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos
estabelecimentos de ensino regular. É uma reestruturação da cultura, da prática
e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à
diversidade de alunos. É uma abordagem humanística e democrática, que percebe o
sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação
pessoal e a inserção social de todos.
Acredito que as pessoas
devem socializar com as outras, descobrindo que apesar de serem diferentes,
também são capazes de transformar o mundo.
Na escola onde trabalho existe
uma política da educação inclusiva, apesar de ter poucas pessoas com
necessidades especiais. Elas se comunicam e interagem com as demais pessoas do
ambiente escolar.
Com base no que investigou até aqui
acerca do devir humano, você entende que o trabalho e a cidadania são os
principais valores para escolher uma educação possível e desejável? Ser cidadão
e ser trabalhador é o mesmo que ser humano? Como você poderia contribuir para
construir na escola uma educação orientada para o trabalho, para a cidadania e
para a humanidade? Não deixe de considerar o que já pensou sobre o trabalho e a
cidadania!
Esta atividade quer provocá-lo a
refletir sobre o valor do seu trabalho na escola e sobre os valores
fundamentais que podem orientar a educação escolar. É importante que você
desenvolva essa reflexão com base nas noções estudadas ao longo do módulo.
Então, o resultado da atividade deve ser uma redação na qual você explicite os
conceitos de trabalho e de cidadania, bem como o de humanidade e, com base
neles, avalie ou valore as relações entre trabalho, cidadania e humanidade como
fins da educação básica. Na avaliação, considere os aspectos estéticos, éticos
e políticos da educação.
O trabalho e a cidadania são sim os principais
valores que sugerem uma educação desejada. Ser humano é o mesmo que ser cidadão
e ser trabalhador.
Posso contribuir para a
construção de uma educação na escola orientada para o trabalho, para a
humanidade e para a cidadania, me tornando também responsável pela educação das
crianças, ensinando os valores
estéticos, morais e políticos.
Meu
trabalho é muito importante, pois é necessário para as atividades realizadas na escola.
UNIDADE 5- DEVIR HUMANO, ESCOLA E EDUCAÇÃO
Reflexão
Esta unidade traz o contexto
da aprendizagem dentro da escola. Sendo que a educação escolar é diferente da educação fora da escola.
Mas nos educamos dentro e fora dela, levando para dentro o que aprendemos fora
e vice-versa.
A escola participa do devir humano. É nela
que as experiências vivenciadas são planejadas, com o objetivo de educar
trabalhadores e cidadãos.
É na escola que homens
e mulheres vivenciam o mundo próprio, juntos através do diálogo podem criar
outros mundos possíveis.
Podemos ensinar valores na escola utilizando e
aproveitando os espaços onde existe interação entre pessoas que possam
expressar suas experiências, valores, costumes, modo de ser, enfim, suas
diferenças. Assim, todos se educam, ensinando e aprendendo com os outros, o que sabem através do diálogo. Acontecendo assim o devir humano.
Os saberes da vida
fora da escola podem ser problematizados dentro dela, para que todos
coletivamente possam construir os conhecimentos precisos para conviver com as
diferenças da comunidade relacionada com a escola.
Na escola todos se educam e são
educados. Todos têm responsabilidade pelo que fazem em relação à humanidade.
Pratiques
Tome um grupo de 5 alunos da escola em
que você trabalha. Pergunte a eles sobre suas aspirações e desejos para o
futuro, isto é, pergunte a eles “o que querem ser quando crescerem”. Analise
com eles se o que desejam para a própria vida tem a ver com o que experimentam
e aprendem na escola ou se tem a ver com as experiências e aprendizados de fora
da escola. Procure interpretar, também, as relações entre trabalho e devir
humano no pensamento das crianças, analisando os seus desejos para o futuro.
Com essa atividade você poderá entender
um pouco melhor o que os alunos querem para o futuro deles e poderá identificar
suas fontes de inspiração: se estão na escola ou fora da escola. Além disso,
poderá saber se o que leva os alunos à escola são suas aspirações por
construírem sua humanidade ou se esperam poder trabalhar apenas. Sabendo o que
os alunos querem e o valor que dão à escola, você terá elementos importantes
para planejar suas atividades de modo a contribuir com a escola para que seja
revalorizada pelos alunos. A atividade é um exercício de descrição, análise e
interpretação de um aspecto da realidade dos alunos e da realidade escolar,
cujo resultado deverá ser um relato da conversa, com conclusões sobre o
problema colocado.
De acordo com as aspirações e desejos para o
futuro, os entrevistados, conforme o que aprendem na escola eles querem ser:
Ludimila
Araújo: veterinária
Kaíque
Eduardo: veterinário
Joyce
Christinne: enfermeira
Joesley Christiann: médico
Ester Késia: veterinária
As
suas fontes de inspiração estão dentro da escola, pretendendo assim construir
sua humanidade, não apenas só por trabalhar, mas por ter um país com pessoas
dignas do seu trabalho, capazes de construir um mundo mais humano.
Desenvolvi esta atividade junto com a colega Eurides.
Procure responder às seguintes
perguntas, levando em conta o que estudou neste caderno: que contribuições você
pode dar à educação escolar?
Com esta atividade espero que você possa
fazer uma crítica das suas atividades, olhando-as do ponto de vista do
educador. Essa crítica pode ajudá-lo a perceber se é preciso mudar alguma coisa
ou se tudo está bem como está. O resultado da atividade deve ser uma
dissertação na qual você analisa criticamente suas experiências e reflete sobre
como poderia ajudar a transformar a escola, sua vida e a de outras pessoas no
sentido do devir humano. Um exercício para futura participação no planejamento
pedagógico da escola.
Meu
trabalho é muito importante porque sem um ambiente limpo e agradável fica
difícil ter um bom funcionamento da escola. Também contribui para que os alunos
aprendam mais. Considerando isso, acredito que posso contribuir na educação escolar, ensinando
os alunos a manterem o ambiente limpo e agradável, mantendo os bens da escola
em bom estado, conservados e limpos. Conscientizando-os a não destruírem o
patrimônio escolar.
Acredito que posso ajudar a arborizar ao redor da escola, plantar
algumas plantas no pátio, fazer uma horta para ajudar na merenda escolar das
crianças, etc. Dar uma cara nova para a escola. Muita coisa ainda pode ser
feita.
2.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Ao concluir os estudos e atividades
deste caderno 3, compreendi que o devenir é a
transformação, a mudança.
A humanidade é uma construção cultural
onde homens e mulheres através da educação que recebem, se fazem, sentem-se e
chamam-se humanos.
A partir das novas tecnologias, homens
e mulheres vão transformando o mundo e consequentemente a vida, transformando a
humanidade.
Fiz uma reflexão dos valores na
construção da humanidade, compreendendo-os e sabendo os tipos existentes.
Os valores estéticos, éticos e
políticos podem ser construídos e desconstruídos na escola. Dentro dela podemos
ensiná-los utilizando e
aproveitando os espaços onde existe interação entre pessoas que expressam suas
experiências, valores, costumes, modo de ser, enfim, suas diferenças. Assim,
ensinando e aprendendo com os outros.
As práticas escolares dão uma contribuição específica ao devir humano de
cada pessoa. Além disso, podemos estabelecer outras práticas educativas na
escola, dando outro valor para as que já existem.
3.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL,
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e tecnológica.
Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica: formação
técnica/Dante Bessa, -4.ed. atualizada e revisada – Cuiabá: Universidade
Federal de Mato Grosso/ Rede e-Tec Brasil, 2012
SITES
VISITADOS:
PESSOAS
ENTREVISTADAS:
Carmita
Pereira de Oliveira
Darilene
Dias Cruz Ferreira
Denilton
Cruz Ferreira
Eliete Aguiar Alves
Estér Késia Cruz
Ferreira
Eurides de Almeida
Dorta Noleto
Joesley Christiann
Pereira Montel
Joyce Christinne
Pereira Montel
Kaíque Eduardo
Ludimila Araújo
Luzirene Araújo
Roberto Pinheiro de Jesus
Vívian
Dias Pereira
Muito bom o seu trabalho já o havia consultado antes e hoje estou consultando novamente para fazer a revisão do meu memorial. está sendo de grande valia, obrigada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ de grande valor esse trabalho tão bem pesquisado e feito por vocês , estou aqui fazendo o mesmo trabalho e este está sendo de grande utilidade ,uma vez que achei o tema bem complicado e agora compreendo facilmente,obrigada.
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