domingo, 6 de abril de 2014

Módulo Direito Administrativo e do Trabalho





 Módulo Direito Administrativo e do Trabalho

Unidade 1 - Conceitos fundamentais do direito
Pratiques
(Vamos lá)! No cotidiano de nossas vidas, deparamo-nos com a existência de diversas normas, escritas ou não. Reflita, relacionando em seu memorial, quais desses tipos de normas são para você mais importantes. Justifique
        Acredito-me, que as mais importantes são as escritas, pois estão lá no papel. As pessoas dão mais importância àquilo que está escrito e não ao que é falado.
Pesquise e destaque, na Constituição Federal, outros exemplos de incoerência entre a norma escrita e a realidade do cotidiano. Veja, por exemplo, as leis que tratam do salário mínimo ou de outros direitos dos trabalhadores, dos princípios da educação, dos deveres do Estado para com a educação e com a seguridade social, etc. Registre suas conclusões em seu memorial.
        Fazendo uma breve análise da Constituição Federal de 1988, constatei alguns aspectos que a mesma apresenta enquanto incoerências com a realidade da prática social.
         Logo de início, no artigo 1º, inciso III é perceptível algo que não condiz com a realidade brasileira, quando o documento apresenta o texto referente aos fundamentos da República Federativa do Brasil e expressa entre eles a dignidade da pessoa humana.
        O que vem a ser dignidade se não autoridade moral, honestidade, honra, respeitabilidade, decência, etc. Entretanto, o brasileiro não tem tido esse direito respeitado.
        No parágrafo único do artigo nº 243, diz que todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em benefício de instituições e pessoal especializados no tratamento e recuperação de viciados e no aparelhamento e custeio de atividades de fiscalização, controle, prevenção e repressão do crime de tráfico dessas substâncias.
        Podemos verificar todos os dias, por meio do noticiário, uma série de exemplos que demonstram que este é um parágrafo não condizente com a realidade, pelo menos não como deveria, pois muitos dos bens que são confiscados sequer são de conhecimento dos órgãos superiores aos responsáveis pela fiscalização. A corrupção é exacerbada, muitos dos fiscais que apreendem os bens ou mercadorias as desviam diariamente em benefício próprio.
Unidade 2 - O mundo do trabalho
Pratiques
Em sua opinião, qual o papel da mídia no estímulo ao consumo? Você, hoje, sente algumas necessidades que não tinha há alguns anos? Quais? Registre-as em seu memorial.
        O estímulo ao consumo pelos meios de comunicação é bem claro, especialmente pela televisão.
        O verdadeiro papel da mídia é divulgar, incentivar e manter o consumo em alta, criando novas modalidades de consumo, buscando a satisfação do cliente, fazendo com que as pessoas não parem de comprar.
        Sinto necessidades de estar sempre em contato com o mundo, me atualizar dos acontecimentos e dos conhecimentos através da televisão, da internet e de outros meios.
Aprendemos que as mudanças no modo de produção de uma determinada sociedade provocam alterações em todos os aspectos das relações sociais. Pesquise em livros de história e responda: que implicações a Revolução Industrial trouxe para a ampliação do acesso a educação?
        A Revolução Industrial trouxe a necessidade de um maior número de pessoas que soubessem ler e escrever. A burguesia percebeu a necessidade de educar a massa trabalhadora das cidades para torná-los "bons" cidadãos e trabalhadores disciplinados.
        A Revolução Industrial mudou a vida da humanidade.
Pesquisar – Procure em uma locadora de vídeo de sua cidade o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, popularmente conhecido como Carlitos. Esse filme mostra de forma bastante irônica a esquizofrenia da mecanização do trabalho. Assista e debata com seus colegas de curso ou de trabalho a seguinte questão: os funcionários da educação e os professores de sua escola têm tido oportunidade de participar da elaboração do projeto político pedagógico ou serão apenas meros executores de algo que não conceberam? Registre a discussão em seu memorial.
        O filme permite estabelecer relações com nosso dia-a-dia, como é retratado esse fato onde Carlitos, o ator principal, trabalha em uma linha de montagem, como operário.  Em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, mesmo fora da função industrial, ele continua executando movimentos como se estivesse apertando os parafusos na linha de montagem.
        Todo o quadro de professores e funcionários da escola onde trabalho participa da construção e elaboração do PPP, dando sugestões de melhoria para o bom funcionamento da mesma.
Unidade 3 - A constituição federal e a conquista da cidadania do trabalhador brasileiro
Pratiques
Em sua opinião, como a educação pode contribuir para que tenhamos uma sociedade mais cidadã? Como a escola onde você trabalha pode desenvolver em cada um dos estudantes e educadores sua responsabilidade de cidadãos? Registre sua opinião no memorial.
        A educação possui um papel decisivo no desenvolvimento de uma sociedade, por ser responsável pela transmissão de sua herança cultural e desenvolvimento dos que dela fazem parte.
        Para que tenhamos uma sociedade mais justa e cidadã é necessário que a escola desempenhe seu papel na construção da cidadania dos alunos. Pois é nela que acontecem as primeiras interações sociais, onde o aluno aprende a importância de um grupo.
        Acredito que a escola pode desenvolver o senso de cidadania nos alunos, ensinando-os a importância de ser cidadão e acima de tudo exercer a cidadania. Como realizando atividades que acreditamos ser de pequena importância, como recolher o lixo ao redor da escola. Depois de feito isso, os alunos podem ser questionados sobre as consequências se aquele lixo não fosse recolhido. Fazendo com que os alunos notem a importância da participação deles, por menor que seja na sociedade. Propiciando condições para uma sociedade mais cidadã: equilibrada e justa.
Voltando aos livros de História Geral, pesquise sobre a Revolução Francesa. Discuta com os seus colegas de curso ou de trabalho as implicações políticas desse fato histórico para a consolidação do conceito de cidadania, inclusive no Brasil. Registre suas conclusões.
        A Revolução Francesa foi um processo de evolução que o homem chegou, após passar pelas injustiças da Idade Média. Tida como um marco histórico, que significou um rompimento profundo com o direito obtido pelo nascimento.
        A partir da Revolução Francesa os indivíduos adquirem uma cidadania de caráter formal. Quando temos um conceito de cidadania vinculado reciprocamente à propriedade, trata-se da cidadania mais formal, a que serve à dominação. Ou seja, as propostas apesar de igualarem os direitos dos homens, eram leis sob papéis, que uma vez utilizadas, favoreciam a classe dominante, não tendo os servos meios de se acomodar da utilização dessas leis.
Vamos Lá! PRATIQUE - Leia os artigos 5º, 6º e 7º da Constituição Federal de 1988.
- Destaque e debata com seus colegas a respeito dos aspectos mais relevantes para o setor da educação.
- Registre suas conclusões em seu memorial.
        O índice de repetência tem diminuído devido ao governo criar os ciclos. Com isso o aluno não poder repetir de ano. Acredito que isso é péssimo para o aluno, pois este passa de ano sem saber e no futuro sofrerá ao fazer um vestibular, sem saber de nada.
        O Governo tem se preocupado apenas com os números e não em dar uma educação de qualidade.
        As classes de aceleração tem sido um aspecto relevante, pois estão tendo resultado. Pelo menos na minha escola tem surtido efeito.
Reúna os funcionários de sua escola e com eles faça um cálculo de quantos reais por mês deveria ser o salário de um trabalhador para sustentar uma família de quatro pessoas em sua cidade e escreva o relato da reunião no relatório com seu tutor.

        Não foi possível fazer a reunião com os colegas de trabalho, pois estamos no período de férias. Mas de acordo com o que gasto mensalmente na minha casa (6 pessoas), e o que há necessidade de gastar, o salário deveria ser de no mínimo 2.000,00 (dois mil reais).

Pesquise – Os trabalhadores da educação pública de seu município já fizeram greve? Por quê? E os das escolas privadas? Produza um texto em seu memorial sobre os direitos dos trabalhadores da educação em seu Estado e município, mencionando suas lutas e vitórias. E você, como tem sido sua atitude quanto a seus direitos como funcionário?
        Sim, recentemente fizemos uma greve, em busca de conquistar nossos direitos, tais como: melhores condições de trabalho, infraestrutura, melhores salários, piso salarial, hora atividade para interinos, entre outros.
        No meu município não há escolas privadas.
        A luta dos trabalhadores juntamente com o Sintep acumulou uma série de avanços.
        Por força dessa luta articulada conseguiram: 
  •         Planos de Carreira Unificados;
  •         Profissionalização dos funcionários de escola;
  •      Reconhecimento dos funcionários de escola como profissionais da educação por meio da Lei 12.014/2009;
  •         A gestão democrática, com eleição direta para diretores e conselhos deliberativos;
  •     A hora atividade para a preparação e avaliação pessoal e coletiva do processo ensino aprendizagem;
  •                Formação continuada para os profissionais;
  •         Piso salarial;
  •        O programa de profissionalização dos funcionários de escola, com oferta de cursos técnicos em nível médio que os transformem em profissionais da educação;
  •         Garantiu a elevação de classe para os técnicos;
  •       Aposentadoria especial para professores na função de direção, coordenação e assessoramento pedagógico;
  •         Recuperou o poder de compra dos salários, etc.
        Em Mato Grosso, as lutas continuam sendo travadas na sociedade e se traduzem em significativas vitórias.
        Como funcionário procuro sempre estudar para conhecer os meus direitos, pois muitas vezes deixamos de executar algo por não conhecê-los devidamente.
Unidade 4 - Elementos de direito administrativo
Pratiques
Pesquisando em livros de História Geral, enciclopédias e na internet, procure saber um pouco mais sobre a Revolução Francesa, suas ideias e ideais. Discuta com seus colegas quais foram os legados desse movimento para a conquista do Estado de Direito. Procure, ainda, em livros e manuais de Direito Administrativo outras definições desse ramo do Direito. Tente, então, construir o seu próprio conceito. Registre em seu memorial.
        Na Revolução Francesa culminaram muitas aspirações jurídicas do Iluminismo. Do legado revolucionário, no entanto, restaram as transformações culturais do Romantismo, que fizeram do direito um instrumento de uso e um objeto de consumo.
       Os legados da Revolução Francesa foram: cidadania, justiça, igualdade, liberdade, fraternidade, democracia política, e direitos individuais. E são, até hoje discutidos e reivindicados em todo o mundo.
        Definições do Direito Administrativo:
  • É o conjunto de regras que regulam harmonicamente as atividades da administração pública, tratando do funcionamento e da organização dos serviços públicos necessários à promoção do bem comum.
  • É um conjunto de normas e princípios do direito público interno, que regula a organização e atividade da administração pública, as relações que se dão entre a administração e os particulares, também regula as relações entre os órgãos e seu controle.
  • Também se conceitua como local; é um direito de natureza local porque tem relação com a organização pública de um país; isso quer dizer que haverá um Direito Administrativo de província, de Estado ou Nacional.
  • É um ramo autônomo do direito público interno que se concentra no estudo da Administração Pública e da atividade de seus integrantes.
        No meu ponto de vista, o direito administrativo é a união de normas para o melhor funcionamento e desenvolvimento dos serviços públicos para os servidores em geral.
Você tem conhecimento de situações na Administração Pública, seja Federal, Estadual ou Municipal, em que os princípios acima abordados não foram ou não estejam sendo seguidos? Relate suas observações em seu memorial.
Observe cada um dos princípios que devem ser obedecidos pela administração pública.
        Há várias irregularidades na Administração Pública e em vários setores do poder público: muita politicagem suja, corrupção, desvios de verbas, sonegação de impostos, propinas, etc.
        Os políticos não se preocupam com o bem estar da sociedade em geral e sim, em usufruir de regalias como: carros de luxo, imóveis caros, viagens luxuosas, etc.
Pesquise e registre em seu memorial pelo menos um exemplo de autarquia, empresa pública e sociedade de economia mista, presentes em seu Estado ou município. Entreviste um funcionário de outra escola e descubra as diferenças de vínculo empregatício, deveres e direitos, entre você e ele.
        Autarquia: O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso – DETRAN/MT, e o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado – Mato Grosso Saúde.
        Empresa pública: Através de pesquisa não consegui encontrar nenhuma empresa pública no Estado de MT e nem no município de Santa Terezinha.
        Sociedade de economia mista: A Companhia de Saneamento da Capital, "SANECAP", constituída na forma da lei das sociedades anônimas  e de conformidade com a lei municipal nº 4.007, de 20 de dezembro de 2000. 

        Em entrevista a faxineira Sebastiana Costa Reis, pude perceber que o nosso vínculo empregatício é o mesmo, com os mesmos direitos e deveres.

Pesquisar – O conselho de sua escola tem tomado decisões administrativas? Quais foram as últimas decisões? Como elas se materializaram? Registre suas respostas em seu memorial. Pense a respeito dos poderes e deveres vistos acima, e descreva em seu memorial algumas situações no ambiente escolar em que poderiam ser aplicados.
        O conselho foi formado recentemente e ainda não foi tomada nenhuma decisão administrativa.
Leia o regimento escolar e o regimento do conselho escolar. Verifique as semelhanças e diferenças, registrando no seu memorial.
        Não sei especificar as diferenças e semelhanças, pois na minha escola não tem um regimento interno do CDCE. Mas sei que o Conselho Escolar é um órgão colegiado consultivo, que integra a estrutura da Unidade Escolar e tem por finalidade colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo com informações da comunidade e zelar pela correta execução das políticas da respectiva Unidade de Ensino.
        O regimento escolar é um documento administrativo e normativo da escola. Nele é definida a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar da unidade escolar, estabelecendo regras a serem seguidas. É a forma de garantir o cumprimento de direitos e deveres de todos que convivem no ambiente escolar.
Procure saber como foi a licitação para a construção do prédio de sua escola ou de alguma reforma ou ampliação nele executado. Haveria alguma forma de burlar as regras das licitações? A imprensa local e nacional tem noticiado fraudes, favorecimentos e superfaturamento em licitações para compras e construções de obras? Como evitar a corrupção? Registre suas ideias e de seus colegas no memorial.
        Sempre há um jeitinho para burlar as leis, estamos em um país de corrupção, que começa dos próprios políticos. Constantemente os telejornais vêm noticiando esse tipo de fraude, onde os beneficiários (geralmente os políticos) superfaturam o valor da obra desviando parte do dinheiro. Aí vem o dono da empresa que ganhou a licitação: coloca na mesma, materiais de primeira e compram materiais de péssima qualidade para a construção das obras, desviando mais uma parte da verba.
        A solução para iniciar um processo de mudança e acabar com a corrupção está, primordialmente, na educação, baseada em valores de honestidade, solidariedade e lealdade. 
        Para corrigir isso é necessário:
  • Dar valor à formação de famílias;
  • Incentivar a religiosidade;
  • Desestimular o ganho fácil;
  • Estimular o trabalho;
  • Ter um Poder Judiciário forte e punir pesadamente os corruptos (inclusive juízes);
  • Haver transparência total no setor público;
  • Exigir produtividade do trabalhador público;
  • Determinar que a Receita Federal acompanhe as declarações de renda de funcionários públicos em geral.
        Somos um povo mal-acostumado que gosta de levar vantagem em tudo.
Visite o conselho municipal de educação de sua cidade e entreviste um conselheiro servidor e outro somente agente público e formule questões sobre seu papel no colegiado.
        Não foi possível fazer a entrevista com nenhum dos conselheiros, por não terem disponibilidade quando os procurei.
Como foram admitidos os funcionários de sua escola? Se houve concurso público, foi de provas ou de provas e títulos? As provas aplicadas corresponderam às competências e habilidades do cargo? Que títulos foram exigidos? Compare o concurso para funcionários com os de professor. Escreva suas conclusões em seu memorial.
        Os funcionários da minha escola forma admitidos através de concurso público e processo seletivo.  Foi concurso de provas. Nas provas para professores há conhecimentos específicos, redação e formação. Para os outros cargos as provas são diferenciadas.
        Os concursos de professores ao se comparar com os dos outros funcionários são bem mais exigentes, com provas mais específicas.
Responda, em seu memorial: você conhece educadores que não colocam os filhos em escolas públicas com o argumento que nas particulares as greves são mais raras e mais curtas? O que você acha dessa atitude? Nas greves que afetaram a escola onde você trabalha, houve prejuízo para os alunos? A greve pode ser usada como elemento de conscientização da cidadania dos estudantes? Como?
        Não. Eu acho que na escola particular tudo tem a tendência de ser melhor, mas acredito que os melhores alunos e as melhores notas saem das escolas públicas.
        Não houve prejuízo aos alunos, pois teve reposição das aulas e a escola cumpriu direitinho aos 200 dias letivos.
        Acredito que sim, pois sendo a greve é concebida como uma das mais importantes e complexas manifestações coletivas produzidas pela sociedade contemporânea. A greve é um direito fundamental e constitui um instrumento a serviço da cidadania, na medida em que seu objetivo maior consiste na reação pacífica e ordenada contra os atos que impliquem direta ou indiretamente desrespeito à dignidade da pessoa humana do cidadão trabalhador.
Consulte os dados da CNTE - Confederação dos Trabalhadores em Educação a respeito de salários dos professores e funcionários de escolas públicas nos diversos estados do país. Compare com os seus vencimentos e discuta com os colegas o porquê de tantas diferenças. Registre as opiniões no memorial.
        Uma das principais lutas dos trabalhadores da educação brasileira, a Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08), ainda não é respeitada por 07 estados brasileiros. E outros 14 não cumprem a lei na íntegra, o que inclui a hora-atividade, que deve representar no mínimo 1/3 da jornada de trabalho do professor.
        Apenas Acre, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, e Tocantins cumprem a lei na totalidade.
        Debatemos que a diferença salarial se dá pela desigualdade social do país. Onde os funcionários de apoio são os menos favorecidos.
Identifique na folha de pagamento de sua escola os componentes remuneratórios dos seus servidores, de acordo com os direitos constitucionais. Verifique se alguém está privado de algum valor devido. Registre em seu memorial.
        Não tem ninguém privado do seu valor.
Você tem conhecimento de situações onde ocorrem ou ocorreram o clientelismo e/ou fisiologismo? Discuta com seus colegas possíveis alternativas para dar fim a essas práticas nefastas no gerenciamento do Estado. Não se esqueça de relatar as conclusões em seu memorial.
        Sim; há muitos cargos públicos em troca de favores políticos.
    Para dar fim a essas práticas nefastas no gerenciamento do Estado, é preciso denunciar essas irregularidades no Ministério Público.
       O clientelismo de modo geral, indica um tipo de relação entre atores políticos que envolvem concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios, etc. em troca de apoio político, principalmente na forma de voto. 
Pesquise – Em seu Estado e em seu Município, tem havido contratos temporários ou terceirizados para as tarefas não docentes das escolas? Qual a posição do Sindicato? Qual a sua posição? Você conhece as posturas dos partidos políticos? Registre suas respostas em seu memorial.
        Sim, uma boa parte dos funcionários é contratada. Nenhuma providencia foi tomada. Acho que as pessoas devem se interessar e estudar mais para passarem nos concursos públicos.
        O Governo Federal tem desenvolvido ações para diminuir os trabalhadores terceirizados e temporários na administração pública, promovendo concursos para prover as carências de recursos humanos em diversas áreas.
Unidade 5 - Os funcionários da educação como sujeitos de sua própria história
Pratiques
Por sua importância, reproduzimos na íntegra o Parecer n. 16 Resolução n. 5 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Discuta seu conteúdo com os colegas e registre as conclusões no memorial.
        O Parecer trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área profissional de Serviços de Apoio Escolar, com a proposta de cursos para a profissionalização técnica de nível médio para atuação na área da Educação.
        Devido a mais ou menos um milhão de funcionários não docentes em habilitações diferenciadas na escola, há a necessidade de formação profissional adequada sem o comprometimento da educação escolar.
        Com esse parecer pretendem estruturar um programa de oferta de cursos profissionais através do Ministério da Educação para os funcionários de escolas não abrangidos nas carreiras do magistério, a ser desenvolvido nos regimes de colaboração com os respectivos sistemas de ensino.
        O parecer CNE/CEB nº 39/2004 não inclui a habilitação de técnico em nível médio para atuar no contato direto a crianças em instituições de educação infantil, principalmente em creches, o que será de posterior manifestação por parte do Conselho Nacional de Educação.
        As constantes do parecer são a caracterização da área e as competências profissionais gerais do técnico da área.
Geralmente, quando ocorre um aumento das mensalidades das escolas privadas, as famílias com menor renda têm como saída demandar vagas no sistema público de ensino. Você acha que o retorno das classes médias para a escola pública pode melhorar o nível de participação da comunidade escolar no processo de ensino-aprendizagem, incrementando a mobilização por uma educação de qualidade? Por quê? Em sua opinião, seria viável e justo elevar os recursos para áreas essenciais como saúde e educação por meio de maior taxação fiscal das grandes fortunas nacionais, com mecanismos tributários para melhorar a distribuição de renda? Registre suas respostas em seu memorial.
        Acho que sim, vai depender da forma que a comunidade vai se posicionar perante a educação.
        Acredito que sim, se houver mais fiscalização.
        Se todos pagassem seus impostos como deveriam, a carga tributária, de que todos reclamam, poderia ser bem menor. A arrecadação seria maior e teríamos benefícios melhores.

2.                  CONSIDERAÇÕES FINAIS


        Ao concluir este trabalho pude aprender e compreender o direito administrativo educacional, este sendo essencial para a nossa formação enquanto funcionários.
        Estudei um pouco da história da Revolução Francesa que foi um forte movimento para a conquista do Estado de Direito. 
        Constatei que há varias irregularidades na Administração Pública e em vários setores do poder público. Os políticos não se preocupam com o bem estar da sociedade.
        Pude aprender conceitos relevantes para exercer a cidadania e melhorar a minha atuação como funcionário e educador.


3.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Educação Profissional e tecnológica. Direito Administrativo e do Trabalho / Walter Candido Borsato de Moraes. 4ª.ed.atualizada e revisada – Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso/Rede e-tec Brasil, 2012.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 12.ed.São Paulo: Atlas, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
CADENAS, Leandro. Conceito do Direito Administrativo

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5 comentários:

  1. Muito bom, eu estou fazendo esse curso Profuncionário as suas postagens foram de grande importância para mim obrigado !

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    1. Parabéns pelo belo trabalho , foi de extrema importância lê-lo.

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  2. Excelente pesquisa , me ajudou bastante!!!

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  3. Parabéns pelo trabalho!

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  4. Jôse, bom trabalho, parabéns!

    Continue dedicada em suas pesquisas.

    teacherhp12@gmail.com

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